visitantes online

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Copper John Original

O Copper John passou por muitas mudanças de design por um período de aproximadamente 3 anos, começando em 1993. Os primeiros padrões pegavam peixe, mas não considerei-o finalizado até 1996. Após tentar inúmeros tipos diferentes de anzol, estabeleci como ideal o anzol Tiemco 5262, um anzol 2XL duas vezes mais pesado (para aqueles novos no atado de mosca, isso significa um anzol 2x mais longo em sua haste, comparado com um anzol tradicional de mosca seca, e 2x mais pesado). Tentei muitos tipos de anzol, mas a proporção foi a melhor no anzol acima citado, um anzol bom e forte.
Na primeira versão, enrolei fio de cobre na sua cor natural sobre a haste do anzol para formar o abdômen. Por ser uma mosca sem nenhum corpo feito por baixo do fio, o abdômen não possuía um formato cônico. A cauda no padrão original e as pernas eram de perdiz húngara, e o tórax era de pena de pavão enrolada com um wing case feito de penas pavão resinadas com epóxi. Eu vi o epóxi sendo usado para recobrir wing cases anos antes, na ninfa Calibaetis de Hal Jansen.  A resina epóxi dá um pouco de brilho, que muitas ninfas e pupas exibem. Não sei se o epoxy faz a isca mais efetiva, mas com certeza dá à isca um aspecto apelativo.
Quando a Wapsi introduziu a “thin skin” (pele fina), comecei a usar isto ao invés das fibras da pena de peru para fazer o wing case. O thin skin é um material sintético versátil que vem em folhas e podem ser usadas para asas, wing cases e costas de ninfas. É durável, fácil de trabalhar, mais disponível que penas de peru e aceita melhor a resina epóxi. Quando usada a pena do peru, a primeira camada de epóxi empapava as fibras da pena, e a segunda camada era necessária.
Eu também troquei o material de pernas e cauda. O material de perdiz não era muito durável, então troquei a cauda por biots de ganso e as pernas por penas das costas de galinhas. Essas penas de galinha são duráveis e vem em uma grande variedade de cores.
Para fazer a mosca afundar mais rápido, enrolei fio de chumbo sobre o anzol, abaixo do tórax. Escolhi a miçanga de metal, o cobre, o fio de chumbo e o design esguio para fazer com que afundasse o mais rápido possível. Adicionei o fio de atado abaixo do corpo dando um aspecto legal, cônico, no abdômen antes de ser coberto com o fio de cobre. A isca estava quase como eu queria. A peça que faltava foi colocada quando o artista Dave Hall sugeriu que eu colocasse uma única tira de flashabou perolado sobre o thin Skin antes de aplicar a resina epóxi. 
O padrão estava finalizado.
No início eu só atava a mosca em cobre de cor natural. Michael White, dono do Blue Ribon Sales, que mora em Boulder, Colorado, sugeriu que eu tentasse em arame verde. Levou alguns anos até que eu testei o verde e o vermelho, que se mostraram cores muito produtivas. Na primavera de 2001, a Wapsi veio com o Ultra-wire, um fio a prova de oxidação disponível em uma grande variedade de cores. O Copper John de cor original de cobre agora divide espaço na minha flybox com outros atados em vermelho, verde, chartreuse,  prata, bordo, zebrado, preto, azul e rosa fluorescente.

Título original: Tying the Original Copper John
Autor: John Barr
Visualizado em 30/10/2015 http://midcurrent.com/flies/tying-the-original-copper-john/
Traduzido por: Thomas Mark's